O pé diabético é uma complicação do diabetes mellitus e ocorre quando uma área ferida ou infectada nos pés desenvolve uma úlcera (ferida). Sua aparência pode ocorrer quando a circulação sanguínea é deficiente e os níveis de glicose no sangue são mal controlados.
Qualquer lesão nos pés deve ser tratada rapidamente para evitar complicações que possam levar à amputação do membro afetado.
O diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, devido à falta de insulina e / ou à incapacidade da insulina para exercer adequadamente seus efeitos, causando um aumento da glicose (açúcar) no sangue.
Diabetes ocorre porque o pâncreas não é capaz de produzir hormônio insulino em quantidade suficiente para suprir as necessidades do corpo, ou porque este hormônio não é capaz de atuar adequadamente (resistência à insulina). A insulina promove a redução da glicemia, permitindo que o açúcar presente no sangue penetre dentro das células para ser usado como fonte de energia. Portanto, se houver falta deste hormônio, ou mesmo se não agir corretamente, haverá um aumento na glicemia e, conseqüentemente, na diabetes.
Sintomas do pé diabético
Em qualquer momento, um paciente diabético, na maioria das vezes mal controlado, percebe uma anormalidade em seu pé, seja de sensação, temperatura, cor, deformidade dos ossos ou tecidos da região, presença de inflamação ou infecção, nós somos antes da possibilidade de um pé diabético.
Os sintomas mais freqüentes são formigamento e sensação de queimação (que tipicamente melhoram com o exercício). A diminuição da sensibilidade pode ocorrer como lesões traumáticas indolentes, às vezes o diabético está ferido e não percebe e essa lesão pode aumentar e infectar, ou de histórias, como perder o sapato sem perceber.
Fatores de risco
Sabemos que alguns diabéticos têm uma maior tendência a desenvolver problemas nos pés. Mas alguns fatores implicarão um maior risco: altos níveis de glicose e glicose da hemoglobina, indicando controle insuficiente da doença, predispõem a mais complicações.
A falta de cuidados com os pés também causa problemas. É importante que o diabetico tenha muito cuidado ao cortar as unhas dos pés, mantê-los aquecidos e sempre protegidos, além de escolher sapatos confortáveis.